Início Extensão

A AIDS tem se configurado no nosso país como sub-epidemia, estimando-se que  até junho de 2010, contabilizam 592.914 casos registrados desde 1980. A epidemia continua estável. A taxa de incidência oscila em torno de 20 casos de aids por 100 mil habitantes. Em 2009, foram notificados 38.538 casos da doença.Atualmente, ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos.A faixa etária em que a aids é mais incidente, em ambos os sexos, é a de 20 a 59 anos de idade. Apesar de o número de casos no sexo masculino ainda ser maior entre heterossexuais, a epidemia no país é concentrada. Isso significa que a prevalência da infecção na população de 15 a 49 anos é menor que 1% (0,61%), mas é maior do que 5% nos subgrupos de maior risco para a infecção pelo HIV – como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis e profissionais do sexo.

O coeficiente de mortalidade vem-se mantendo estável no país, a partir de 1998 (em torno de 6 óbitos por 100 mil habitantes). Observa-se queda no Sudeste, estabilização no Centro-Oeste e Sul. Norte e Nordeste registram queda no número de óbitos.

O resultado positivo para o HIV está relacionado, principalmente, ao número de parcerias (quanto mais parceiros, maior a vulnerabilidade), coinfecção com outras doenças sexualmente transmissíveis e relaçõeshomossexuais. (Ministério da Saúde, 2011). Na área odontológica, o desconhecimento inicial da doença e de seus aspectos clínicos, além do preconceito gerado em torno da AIDS, causou sérias limitações no tratamento desses pacientes. Contudo, os primeiros sinais clínicos da imunodeficiência associados ao HIV aparecem com freqüência, na cavidade bucal, o que dá ao cirurgião-dentista um papel importante no diagnóstico precoce da infecção e tratamento desse grupo de pacientes. Além disto, Sobral ocupa o 3º lugar em casos de AIDS no estado do Ceará, depois de Fortaleza é a única cidade da região norte que tem um Centro de Referência em DST/HIV/AIDS que atende a 54 municípios circunvizinhos, tendo registrado 363 casos de AIDS até o ano de 2006. Portanto, o projeto de extensão Sorriso positivo tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre HIV/AIDS entre os acadêmicos do curso de Odontologia da UFC Campi de Sobral e estabelecer uma parceria com a Rede de Solidariedade Positiva - Núcleo Sobral para promoção de saúde bucal em indivíduos HIV positivos. Estas medidas certamente terão impactos positivos na qualidade vida desses indivíduos, reduzindo também os custos com os tratamentos das doenças pelos municípios. Entre os objetivos do projeto temos:

- Promoção de saúde bucal em indivíduos HIV–positivos que são acolhidos pela Casa de Apoio Madre Ana Rosa Gattorno.

- Realização de seminários com os acadêmicos do curso de Odontologia (UFC-Sobral) sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

- Promoção de palestras educativas, dinâmicas e oficinas de arte (teatro, filmes e música) para motivação dos indivíduos HIV-positivos acolhidos pela Casa de Apoio Madre Ana Rosa Gattorno em relação aos cuidados com a saúde bucal;

- Prestar atendimento odontológico aos indivíduos HIV-positivos acolhidos pela Casa de Apoio Madre Ana Rosa Gattorno em situações de urgência.

Situação: em andamento.
Natureza: extensão.
Alunos envolvidos: Graduação (15).
Integrantes: Amanda Sales de Almeida (8ºsemestre-Bolsista), Ariany Souza Oliveira (4°semestre), Camila Melo Mesquita(4° semestre), Danielle Rodrigues de Miranda (2º semestre), Ellen Lima de Assis (1° semestre), Evaristo Salvador da Cruz Neto(4° semestre), Glauciany Fonteles Vasconcelos (4° semestre), Janine Madeiro Bastos (1° semestre),José Glauber Alves (6° semestre), Josfran da Silva Ferreira Filho (2° semestre), Lisandra Teixeira Rios (4° semestre), Luzia Mesquita Bastos (4° semestre), Luciana Abreu Sousa (2° semestre),Morgana Maria Rocha Ponte ( 4° semestre), Raimundo França Pereira Júnior ( 2º semestre), Rayane Martins Tomás Cantilho Castelo (4º semestre), Rômulo Rosa Martins ( 4º semestre), Thais Rodrigues Lima ( 2º semestre) Prof. Francisco Cesar Barroso Barbosa (Coordenador).

Financiador (es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.