Get Adobe Flash player
Início Pesquisas Monitoria Graduação

Prevalência de  micro-organismos produtores de ß-lactamases de Espectro Ampliado (ESBL) em Enterobacteriaceae e Pseudomonadaceae isolados do biofilme formado sobre próteses totais

Graduanda Maria Gerusa Brito Aragão

As ß-lactamases são enzimas capazes de clivar o anel ß-lactâmico e, dessa forma, inativar antimicrobianos ß-lactâmicos muitas vezes importantes para o tratamento de doenças bacterianas. Representam o principal mecanismo de resistência aos ß-lactâmicos em bactérias Gram-negativas e desde que as cefalosporinas de amplo espectro passaram a ser amplamente utilizadas, houve um favorecimento na seleção de bactérias produtoras de ß-lactamases de espectro ampliado (ESBL). Escherichia coli e Klebsiella spp são os principais reservatórios hospitalares dos genes responsáveis pela codificação de ESBL. De forma geral, bactérias produtoras de ESBL são frequentemente causadoras de infecções nosocomiais e resistentes à maioria dos ß-lactâmicos, incluindo as penicilinas, cefalosporinas de espectro ampliado e aztreonam. Desta forma, entre os agentes da classe dos ß-lactâmicos, as opções terapêuticas para o tratamento de infecções causadas por bactérias produtoras de ESBL estão restritas aos carbapenens.

Por outro lado, bacilos entéricos e pseudomonas têm sido isolados de diversos nichos da cavidade bucal humana de indivíduos sistemicamente saudáveis, inclusive do biofilme formado sobre próteses dentárias. Recentemente, verificamos que 65,4% dos indivíduos portadores de prótese total albergavam esses organismos em suas dentaduras e que Klebsiella pneumoniae (26,5%) e Escherichia coli (23,5%) foram os isolados prevalentes. Além disto, a maioria das espécies foi resistente à amoxicilina ou à amoxicilina associada ao ácido clavulânico e 30% apresentaram diminuição de sensibilidade à cefotaxima (CIM ≥ 1µg/mL). Portanto, visando desenvolver e implementar programas apropriados de saúde bucal, o propósito deste trabalho é verificar a prevalência de patógenos produtores de ESBL entre os organismos pertencentes à família Enterobacteriaceae e Pseudomonadaceae isolados do biofilme formado sobre próteses dentárias totais, uma vez que a acurada e precoce detecção laboratorial dessas cepas multirresistentes é de real importância para o estabelecimento da terapêutica adequada, assim como para a implementação de medidas necessárias para evitar a disseminação de patógenos produtores de ESBL.